Notícias

voltar

Sarau homenageia Santos Dumont

A Fazenda Florença apresentará o sarau "Alberto Santos Dumont e o Vale do Paraíba", em homenagem ao aviador brasileiro, na abertura da 11a edição do Festival do Vale do Café , na sexta-feira, dia 19 de julho, às 12h30min.
 
O evento acontece logo após a apresentação de Eudóxia de Barros, que tocará Ernesto Nazareth a partir das 11horas no mesmo local, na Estrada da Cachoeira, 1560, em Conservatória, Valença-RJ.
 
A apresentação teatral e musical mostrará os vínculos de Dumont com o município de Valença, onde morou quando criança. Oito personagens recriam a atmosfera do ano de 1929, com seus trajes e costumes num roteiro fictício, uma vez que, já adulto, não há registro de visitas dele à região.
 
O evento começa com sua chegada à Florença em um carro Ford 1928 totalmente original e segue com apresentação de músicas e comidas do início do século XX.
 
O sarau apresenta ao público fatos curiosos da vida do aviador, que ganhou o mundo ao inventar o 14 Bis em junho de1906. Sua genialidade na ciência aeronáutica, as histórias sobre os negócios da família, os estudos em Paris, a descoberta da aviação, seus hábitos, costumes e amizades serão destacadas por meio de uma entrevista concedida a um jornalista, que será o fio condutor do sarau.
 
O brunch, servido às 10horas, terá como base as preferências gastronômicas de Santos Dumont, que adorava favos de mel e goiabada em pasta, que será cozida, como na época, em um tacho à frente dos hóspedes e visitantes, e servida também com waffles. Outras iguarias preparadas com inspirações da comida mineira, como ovos cozidos, carne de porco e farofa de milho comporão o menu.
 
Para o proprietário da Fazenda Florença, Paulo Roberto Santos, o aviador, ilustre morador do Vale do Paraíba, é o maior cientista
brasileiro: "Não tem outro cientista tão grandioso como ele. A gente não vive mais sem o avião e tudo que ele deu origem." Uma tradicional seresta encerra a apresentação do sarau.